As collabs são uma crescente no mercado de moda, principalmente envolvendo grandes nomes do varejo e, até mesmo, marcas de luxo. Isso acontece, pois as colaborações são uma maneira de promover um contato mais próximo com o consumidor, entregando a ele algo inusitado, que uma marca isolada não desenvolveria.
É uma maneira de promover e fortalecer a sua marca, mesmo que ela já esteja consolidada no mercado, e atingir um novo público. Um exemplo são as coleções entre marcas premium com fast-fashion, que dá ao consumidor a oportunidade de ter uma peça de luxo a um preço mais acessível.
E aqui no CW nós destacamos 3 collabs que são inspiradoras – mesmo se a sua marca não tem interesse em participar de uma collab!
A marca japonesa Uniqlo fechou uma parceria com o Museu do Louvre que vai muito além das roupas. A coleção lançada recentemente consiste em t-shirts e blusões estampados que valorizam a representação feminina nas obras de arte e fazem referência aos números de estoque das obras no museu. O mais interessante foi como a marca conseguiu atualizar o souvenir e deixá-lo mais atrativo para a Geração Z. As estampas têm o visual streetwear e a coleção foi lançada na forma de drops que vão até 2024.
Como aplicar na sua coleção: a colaboração inspira a nostalgia e segue o conceito de colecionável, o que atrai ainda mais os consumidores e cria expectativa para próximos lançamentos. Além de trazer a arte como um tema para suas coleções, já que a Gen Z vê a arte como forma de escape e melhora da saúde mental. Isso inspira a criação de coleções cápsula com propósito, que instigarão o engajamento do consumidor, seja ele por uma lembrança do passado ou por abraçar uma causa atual.
A primeira collab da Gucci com outra marca do ramo do vestuário é com a The North Face, o que comprova o crescimento deste tipo de interação. A junção do maximalismo da marca de luxo com o espírito aventureiro da TNF traz o contato com a natureza como plano de fundo da campanha e peças que unem o visual retrô com a estética montanhista.
Como aplicar na sua coleção: o glamping, que é a ideia de “acampar” com luxo, é um dos conceitos-chave do Inverno 22 e foi muito bem trabalhado nesta coleção. A necessidade de estar em contato com a natureza permeia os sentimentos do consumidor e é transmitida através de materiais, como matelassê e puffas, estampas florais e em tons verdes ou campanhas dentro da temática.
A segunda collab entre as marcas Ganni e Levi’s consiste em uma coleção com o novo jeans de algodão sustentável, que tem um menor impacto na emissão de CO2. A união das marcas é o mix do estilo escandinavo com a estética atemporal da Levi’s. A estética vintage também está presente nas peças, que inclui de calças a vestidos.
Como aplicar na sua coleção: ver grandes nomes valorizando a sustentabilidade prova que já passou da hora de abraçar esta causa. Mas também é importante considerar o visual da peça e entregar produtos que, além de sustentáveis, também sejam atraentes. Coleções menores ou especiais são uma ótima maneira de dar o pontapé inicial!
Mesmo que a sua empresa não esteja considerando pular de cabeça no mundo das collabs é importante prestar atenção e se inspirar na união das marcas que está acontecendo. Elas representam o que o consumidor está buscando e formas de entregar um produto inovador!