Foto: Jil Sander (Reprodução)
Com o crescimento dos tops ajustados e a volta do uso por baixo do cós, os bottoms masculinos ganharam destaque no Verão 23 e deixaram de ficar em posição de segundo plano na hora de produzir a peça. Alterações como detalhes ressaltados, bolsos em destaque, barras diferenciadas e até aplicações conseguem tirar as calças da condição de básicos.
Veja alguns exemplos de como incrementar as calças no Masculino Verão 23:
O cós pode trazer grande atenção e papel comercial à peça de construção simples pois está situado em uma linha central do corpo. Invista no cós contraste e largo para um visual futurista. Quebre a tradicionalidade com o mix de texturas, como exemplo um cós de nylon em uma base de moletom. Sendo assim, valorize na produção colocando o cós em destaque com a blusa por dentro da calça como fez a marca Erdem.
Foto: JordanLuca, Lanvin, Erdem (Reprodução)
Os patches trazem a percepção de exclusividade, elevando o visual das peças mais limpas. Na feira PITTI UOMO, a marca Lords & Fools trouxe peças com a aplicação no estilo etiqueta externa, o que funciona muito bem quando a peça precisa se manter em uma abordagem mais casual.
Os patches podem ser aplicados no corpo da peça, em posicionamentos alinhados como as linhas de bolso e recortes por exemplo, ou até mesmo como uma etiqueta deslocada.
Foto: Children of the Discordance, Catchwalk (Reprodução)
Os detalhes na barra focam para um novo ponto de atenção. A alteração pode vir em uma simples barra contraste, ou até mesmo com aplicações de um “velcro” ajustável, como na peça da Lou Dalton. Para o equilíbrio entre um padrão sofisticado e o visual urbano, aplique zíperes funcionais na barra. Estes detalhes metalizados funcionam muito bem no universo denim.
Já para as bases em malharia, como moletom, a sugestão é a aplicação de botões de pressão, que podem também ser em plástico. Alguns detalhes funcionarão para ambas as bases, malha ou plano, como é o caso do elástico de ajuste e dos franzidos com aplicação de elástico internamente.
Foto: Lou Dalton, Giorgio Armani, @renownedla, Philipp Plein, @_lestien, Catchwalk, Jil Sander, Tod’s (Reprodução/Instagram)
Procure destacar outros pequenos pontos das calças no masculino, como botões em contraste com bases escuras, diferença de texturas, materiais e até aplicando acessórios utilitários como mosquetões e botões de ajuste de altura. E no caso do cós, pense em ousar nos tons mais vibrantes, sempre contrastando tons frios e tons terrosos.