Foto: Keith Haring x Pandora (Reprodução)
Para o Verão 2023/2024, o consumidor busca acima de tudo uma evolução pessoal, que vai desde o domínio e controle de suas emoções, até a possibilidade de estar bem em todas as situações, lugares e momentos.
Veja, portanto quais são os 4 sentimentos que nortearão os interesses do consumidor para 2024:
Poder sentir tudo ao mesmo tempo e sem se preocupar com julgamentos é o que mais quer o consumidor. Tato, paladar, olfato, audição e visão devem ser explorados ao máximo pelas empresas ao entregarem produtos e serviços.
A escolha de cores, estampas e estéticas que emocionam garantem a conexão com os interesses do consumidor. Na London Fashion Week, por exemplo, as tonalidades de lilás se destacaram e foram explicadas pelo seu poder de provocar emoções, de espiritualidade e de harmonia.
Exposições e vitrines que exploram cores também tem o poder de emocionar, assim como o romantismo destacado no visual merchandising toca o coração.
Foto: Yuhan Wang, Catchwalk em Amsterdam (Reprodução)
Poder recomeçar do zero, deixar para trás as negligências e falhas, e desta vez fazer o certo é o objetivo do consumidor brasileiro para o próximo ano.
Ações como sustentabilidade, diversidade e praticar a economia do cuidado são formas de as marcas se expressarem e atenderem a este sentimento do consumidor. É preciso que esta reação seja assumida com agilidade, assim como fizeram as marcas Louis Vuitton, Prada e Valentino que modificaram seus logotipos para produtos selecionados sinalizando os esforços de sustentabilidade para os consumidores.
Este movimento pode ser percebido no meio corporativo, quando 49% de profissionais pesquisados pelo LinkedIn afirmam que consideram mudar de emprego para o próximo ano, motivados pelo maior poder de escolha, pelo alto interesse no trabalho híbrido ou ainda por não ter seus valores compatíveis com a atual empresa.
O segmento de beleza também mostra reflexos deste sentimento, quando percebe o crescimento dos rituais de auto-cuidado, confirmado pela feira de cosméticos Cosmoprof Bologna, destacando que as principais necessidades ficam em torno do sono e do relaxamento.
Além disso, na busca por atender o interesse dos consumidores por melhoria e evolução, a rede de restaurantes de comida saudável britânica Pret-a-Manger fez uma collab com os designers Richard Quinn, Ashish Gupta e Daniel Fletcher, onde se celebrou a soberania alimentar com 3 saladas e cada designer desenvolveu um lenço.
Foto: Pret-a-Manger (Reprodução)
Este sentimento pode ser traduzido pela vontade do consumidor de estar em vários mundos ao mesmo tempo, e com facilidade. Ir rapidamente do físico ao virtual, do urbano ao interior, da natureza ao digital.
Leve esta proposta através de produtos adaptáveis, que se transformam, como também através da mistura de cores digitais com os verdes e terrosos que remetem imediatamente à natureza. Veja como estas vitrines da Galeries Lafayette em Paris conseguiram expressar o sentimento com sua composição.
Foto: Catchwalk em Paris (Reprodução)
A Geração Z mostrou a vantagem de usar todo o seu potencial criativo, seja na mistura ou na criação de novas estéticas e conseguindo expressar tudo isto em vídeos e mensagens nas redes sociais.
Seguindo esta premissa, o consumidor está disposto a sair para fora da caixa e buscar visuais diferenciados, que realmente atraiam seu olhar e saiam da mesmice.
As opções criativas de maior resultado são as mais simples, aquelas que entregam soluções certeiras para as necessidades do consumidor. Como pode ser visto no exemplo desta vitrine, na loja de departamentos Selfridges em Londres, onde crianças mostram como acreditam que serão as casas, viagens e roupas no futuro e respondem com soluções simples como “as roupas deveriam poder crescer com a criança” ou “você poder levar sua casa a qualquer lugar que viajasse”.
Foto: Catchwalk em Londres (Reprodução)
Use estes sentimentos em várias frentes, desde a construção de produtos, até a comunicação e sua postura social, para que conquiste a atenção e fidelidade do consumidor. Para garantir estes resultados, elabore um checklist com os sentimentos e revise se todos estão sendo atendidos para o Verão 2024.