A sustentabilidade precisa ultrapassar o discurso e marcar presença nos seus produtos. O consumidor está ficando cada vez mais atento à composição e aos impactos que os materiais têm no meio ambiente. Desta forma, é preciso ser transparente e informar todas as medidas sustentáveis da empresa. E elas não precisam ser mirabolantes, muitas vezes a solução ecológica está mais perto do que você imagina e é uma questão de escolha. É o caso dos detalhes com brilho sustentável, que tem menos impacto ambiental por ser feito com alternativas no lugar do plástico ou de materiais biodegradáveis.
Veja alguns deles e como aplicar na sua coleção de Inverno 22:
Madrepérola – O brilho esbranquiçado desta gema tem a mesma origem que a pérola. No entanto é mais fácil de encontrar, já que é a primeira etapa do processo de sedimentação que acontece dentro das ostras. Outro ponto positivo é o fato de ser um subproduto da indústria alimentícia, que ao invés de ser descartado pode ser reutilizado no produto de moda. A madrepérola deve respeitar os critérios de cultivo sustentável.
Vidro – O vidro é um dos materiais que mais demora para se decompor no ambiente, por isso sua reciclagem é tão importante para o meio ambiente. Ao apostar no vidro reciclado você ajuda o material a retornar para a cadeia e reduz a produção. O brilho do vidro pode ter algumas variações e vale a pena trabalhar cores e transparência nos detalhes para roupa.
Metal – Estas pequenas escolhas têm que considerar também o descarte. O metal tem maior índice de reciclagem do que o plástico no Brasil. Isto faz com que seja vantajoso a longo prazo apostar no material. Além disso, o brilho do material é fácil de aplicar no vestuário.
Com estes materiais é possível aplicar em diferentes produtos, trazendo alegria para a vibe mais nostálgica. Detalhes em recortes como o da Ambush renovam peças mais básicas com muita sofisticação. Outra ideia deste vestido é o cinto que pode ter pingentes de brilho sustentável com as correntes.
Broches dão uma carinha vintage e podem ser muito divertidos, por isso aposte neles para fechamentos. Outra forma de utilizá-los é para criar novas opções de usar a roupa, criando drapeados ou alterando comprimentos. Destacar lapelas, mangas ou até o cós com aplicação de botão irá agregar muito para o cliente.
Também dá para trazer os materiais na peça toda como a calça da Scotch & Soda. O tamanho do aviamento depende da sua intenção com o produto. O visual mais impactante pede domes maiores. Mas para esta vibe de fuga para o passado, os pequenos trazem um brilho delicado essencial.
Aplicar faixas com brilho destes materiais é uma trend para abusar em diferentes coordenados. Ela é versátil, funcionando desde o detalhe no moletom, até o destaque em vestido frente única.
Por fim, pense em como estes materiais podem ser reaproveitados e incentive o consumidor final a reutilizá-los em outras peças, ou até acessórios, ao invés de descartar.
O mercado da moda vem cada vez mais tomando iniciativas sustentáveis para brilhar. Um exemplo é a Sustainable Sequin Company fundada por Rachel Clowes. Rachel criou lantejoulas feitas de plástico PET reciclado. Elas estão disponíveis para compra em sua Loja Etsy. O designer britânico Matty Bovan, em sua última coleção AW21, apresentou peças marcadas por muito brilho, através de detalhes em cristais reciclados Swarovski e lantejoulas dessa empresa Sustainable Sequin Company.
Os estilistas Phillip Lim e Charlotte McCurdy criaram um vestido ecológico adornado com lantejoulas bioplásticas, feitas a partir de macroalgas marinhas. Também vem sendo feitos estudos para produzir paetês holográficos biodegradáveis a partir de celulose e trazer o brilho sustentável para as roupas.