Aos poucos vamos redescobrindo a natureza e lembrando de como é bom colocar o pé na grama, se desconectar e aproveitar o aconchego da casa. Chegamos em um momento que temos que fazer escolhas e viver com o essencial. O mood Into the Wild para o Inverno 22 celebra o contato com a natureza e os benefícios que temos ao viver com simplicidade.
Os conceitos nórdicos, como Hygge e Friluftsliv, tornaram-se mais presentes no cotidiano do consumidor. Hyggie é a palavra utilizada para transmitir o bem-estar e o aconchego que a casa nos traz, com este conceito surge também o cocooning, a vontade de encasulamento e proteção. Já Friluftsliv significa recorrer a natureza para aliviar o estresse e clarear a mente. Além disso, em todo o mundo, o glamping, o acampamento de luxo, está estimado a crescer 14,1% até 2028, segundo a Grand View Research. A junção desses conceitos e o atual contexto em que nos encontramos, mostra que o que estamos buscando é pureza.
Inclusive, todas estas expressões podem virar lettering em estampas.
Pensando no vestuário, o que surge são as peças de alfaiataria que transmitem conforto, tecidos de alta qualidade e duráveis, como também roupas utilitárias para ir da casa às aventuras ao ar livre e celebrar a natureza.
Destacamos os pontos fortes deste mood para cada um dos segmentos.
Pensando no conceito de HYGGE, o casaco cobertor, feito com lã batida ou tricot, é peça-chave para você apostar. Nos materiais o que se destaca são o matelassê soft e o tecido com aspecto de edredom que transmitem bem o sentimento de encasulamento e é ótimo para trabalhar em jaquetas e casacos.
Numa transição de casa-trabalho e com o crescimento do home office, o Alfasport não pode ficar de fora da sua coleção. Trabalhe com modelagens que remetam à alfaiataria, mas mescle elas com um tecido que transmita conforto. Invista também em recortes esportivos e casacos alongados combinados com joggers para a produção.
Para enaltecer o campo, a estética Western Party retorna, indo do glam ao country tradicional. Se sua marca apostou poucas vezes no estilo, o ideal é começar com o tradicional já consagrado no mercado, trabalhando bastante com o suede e os tons terrosos. Quer revigorar este tema? Aposte nas franjas com brilho e um visual de festa! Esta estética é perfeita para trabalhar em campanhas.
Se a natureza é forma de refúgio, a estética Pure Mineral aparece para remeter aos tons e formas cruas que ela nos proporciona. A estampa mineral vem inspirada nos sedimentos e pedras preciosas que podemos encontrar na natureza, esta padronagem é uma ótima opção para renovar o tie dye. Não apenas utilize ela apenas como estampa, como também trabalhe nos aviamentos.
Um dos pontos altos do mood Into The Wild no masculino é o Alfasport, a roupa de ficar, mas com cara de ir. Esta estética vem trabalhada para este segmento com camisas em matelassê, bottoms em moletom, mas com risca de giz para sofisticar e detalhes de autoajuste.
No masculino ocorre também uma mudança drástica no streetwear. O lettering, as faixas laterais e o estilo urbano ficam em segundo plano para deixar a estética Gorpcore ser o hype entre os amantes de streetwear. O Gorpcore traz o visual explorer com a estampa glacial, os aviamentos de alta performance e tecidos tecnológicos. Aposte em pelo menos 20% da sua coleção com esta estética.
O western party também marcou presença neste segmento, mas aparece de forma mais tradicional, com recortes em couro, franjas e estampas de cavalo.
O apetite por cores alegres aumenta neste inverno para o infantil. Até mesmo a estética country vem revigorada com franjas coloridas e estampas divertidas com temas de cavalo e do velho-oeste. Este tema pode ser utilizado tanto no feminino quanto no masculino infantil, a marca The New foi uma das que apostou no masculino.
De olho nos materiais, o pelo carneiro fake é o que não pode faltar na sua coleção. O consumidor brasileiro consumirá sim este material, apenas ajuste a gramatura do tecido conforme a região que sua marca atende. Para estados mais quentes, opte por utilizar em detalhes ou em mangas de blusões.
Pensando nas modelagens, os coletes não podem faltar, tenha pelo menos dois na sua coleção. Trabalhe com jacquards divertidos, pelo carneiro fake ou com bolsos utilitários.
Para os garotos, o gorpcore, assim como no masculino adulto, terá muito sucesso. Ele aparece com um visual mais refinado, explorando modelagens modernas com um toque de explorador, com bolsos e aviamentos de alta performance.
O mood Into the Wild é a solução para trazer equilíbrio entre o refinado e o confortável e conseguir criar uma conexão com a natureza de forma prática. Para o segmento adulto explore muito materiais tecnológicos e mescle as modelagens de alfaiataria com tecidos que trazem proteção. Já no infantil, mescle a diversão do country com o visual de explorador para garantir uma conexão divertida com o mood.