Home  »  FemininoInverno 22   »   FEELING NOSTALGIC: COMO UTILIZAR O PASSADO A SEU FAVOR

FEELING NOSTALGIC: COMO UTILIZAR O PASSADO A SEU FAVOR

Publicado em 20/04/2021 por Júlia Mattos
Foto: Jacquemus (Reprodução)

Se existe algo que ficou bem evidente nas semanas de moda é que as marcas estão apostando no passado para transformar suas coleções, principalmente nas últimas décadas do século XX. Mas não é só coincidência, reviver este período pulsante reflete que o consumidor busca inspiração para encarar o futuro. O próprio diretor criativo da Paco Rabanne, Julien Dossena, admitiu que estava assistindo The Crown e que sua coleção bebeu da fonte desta época.

O consumidor Millennial busca nostalgia como forma de escapismo e de diversão, por isto, esta sensação pode ser seu ponto de partida. Existem diversas formas de agregar este valor ao seu produto e a sua comunicação. Levantamos algumas ideias para você levar o seu consumidor numa viagem no tempo.

BACK TO THE PAST

Tanto o produto, quanto a forma de apresentá-lo em campanhas podem ser pautados no passado. Para pensar modelagens e materiais, busque estilistas icônicos como Pierre Cardin. A coleção da marca Dice Kayek, por exemplo, trouxe muito a vibe dos anos 1960 com vestidos amplos, meia-calça e ainda investiu no cenário de confeitaria vintage, ótima ideia para campanha.

Para os anos 70, 80 e 90 o que não falta é inspiração. A Tory Burch empoderou as mulheres com alfaiataria, remetendo ao workwear dos anos 1980. Já a marca Paco Rabanne se inspirou também nos anos 80 para trazer uma coleção bem glamourizada com mix de estampas, veludo, detalhes de babado e renda.

A Ashish por sua vez fez uma releitura bem pop e colorida das modelagens antigas e completou com um cenário de cortinas, carpete e até banheiro vintage. Outra que se inspirou nos anos 70 e 80 foi a Antik Batik conseguindo equilibrar fluidez do vestido peace and love com ombreiras glam. Vale a pena se aprofundar nestas coleções para dar um novo ar as peças comerciais.

Pense também em reviver alguma peça de sucesso da sua marca para dar este gostinho de nostalgia aos consumidores de mais tempo, e ainda complemente com a história da peça explicada em redes sociais ou tags.

Foto: Tory Burch, Ashish, Antik Batik, Dice Kayek, Paco Rabanne (Reprodução)

Catch the trend

Ima Têxtil

Entre em contato com o fornecedor

Clique aqui

Ima Têxtil

Entre em contato com o fornecedor

Clique aqui

Ima Têxtil

Entre em contato com o fornecedor

Clique aqui

Ima Têxtil

Entre em contato com o fornecedor

Clique aqui

CÁPSULA DO TEMPO

Objetos marcam épocas e isto pode ser muito vantajoso para a marca de moda. Com esta vontade de reviver o passado, incluir eletrônicos na campanha ou na divulgação da coleção é uma ótima estratégia para encantar o público.

A Isabel Marant incluiu um walkman para tocar um disco artista convidado para o desfile da coleção. Já Jacquemus criou uma campanha com objetos dos anos 1990 mais modelo ícone da época e fez sucesso no Instagram. Estes objetos são excelentes para entrar desde as fotos de campanha até as vitrines dos pontos de venda.

Foto: @jacquemus, @isabelmarant (Reprodução)

BRINCADEIRA VINTAGE

Além das semanas de moda, a feira de moda infantil Pitti Bimbo trouxe a nostalgia de um jeito atemporal. Apostando em brincadeiras analógicas e vintage, a ideia era explorar formas da criança se divertir fora das redes sociais e longe das telas. O mercado de brinquedo vintage está crescendo na procura entre pais Millennials que buscam justamente criar seus filhos desconectados. Isto faz com que o tema sirva para campanhas desde o infantil até o adulto.

Além disso, a própria coleção pode ser inspirada em uma brincadeira, estimulando os pais a interagirem com as crianças.

Foto: Pitti Bimbo (Reprodução)

Portanto, a nostalgia é uma das maiores apostas para o Inverno 22 e pode ser explorada de diferentes formas. Pode se jogar nesta pesquisa pelo tempo porque tanto o lojista quanto o consumidor final vão amar ver este conceito.