A Copenhagen Fashion Week finalizou ontem e mais uma vez o estilo escandinavo cumpriu com todos os requisitos que uma coleção de verão precisa ter: sustentabilidade, check. Cores que mostram para o que vieram, check. Materiais fluidos e de impacto, check. Modelagens que transitam entre o confortável fresco e o visual romântico, check.
Copenhagen continua com todos os holofotes para a sustentabilidade. A capa da Vogue escandinava foi a ativista Greta Thunberg e a exigência do evento de apenas aceitar marcas que se comprometem a ser mais sustentáveis até 2023 abraçou mais marcas, as norueguesas.
Indo além das ações da semana de moda, destacamos 4 mini moods, ou seja, estéticas que identificamos nos desfiles da Copenhagen Fashion Week e funcionarão para o verão 23 brasileiro.
Em 2023 o consumidor se voltará mais para si e buscará fazer um detox de todos os sentimentos que permearam o último ano como, por exemplo, a saúde mental. Portanto, cores e estampas terapêuticas são o ideal para este mini mood. A fluidez fica por conta de saias e vestidos que podem vir adornados com babados ou franzidos. Para dar a sensação de pureza, invista nas transparências, elas são chave para o Verão 23.
A tendência do Cottagecore continua e ela evolui a cada estação, já apontamos o Grandmacore no inverno 22 e agora tudo se torna mais glamouroso, mas ainda assim com um toque retrô. Com um picnic glam, a proposta deste mini mood é abordar modelagens retrô, como a gola vandyke, e renovar as estampas sucesso do Cottagecore. Os limões são substituídos por laranjas, o vichy se torna mais ousado indo para tons de neon e combinações inusitadas. Para materiais a laise e o bordado inglês são o ideal, explore desde conjuntos até calças e shorts.
O Verão 23 é sobre se adaptar, portanto modelagens mutantes que transitam da casa para o trabalho, e do trabalho para festa, são chave. Nesta proposta, o matelassê aparece para o verão e no Brasil a grande aposta é nos bottoms. Busque trazer materiais estruturados em modelagens confortáveis, como macacões, blusas com manga ampla e peças de workwear minimalistas, como o colete da Lovechild 1979, que também inovou no fechamento.
O verbo extravasar está só esperando os brasileiros abrirem a porta para brilhar. O visual romântico volumoso é a principal característica desta estética. Explore florais grandes e vibrantes em modelagens de impacto, como o vestido com mangas bem volumosas. Para os materiais invista no jacquard com brilho e no paetê. Já em aviamentos, as pedrarias e apliques florais são o grande destaque.
A Copenhagen Fashion Week mostrou que os consumidores querem tudo, menos vestir mais do mesmo.