Foto: Givenchy (Reprodução)
A estética dark cresce no Juvenil, sempre de forma equilibrada. No Verão 23, ela apareceu através do mini mood Pop-Punk e, para o Inverno 23, o Gothcore é responsável por trazer referências do gótico de forma atualizada e aplicável tanto para o feminino, quanto para o masculino.
Sinal do crescimento desse estilo é a coleção A/W 2022 da Givenchy, que explorou a fundo peças pretas, detalhes metalizados e em couro, blusões e t-shirts. A cantora Willow Smith, um dos ícones da Geração Z, representou muito bem os sentimentos do mini mood Gothcore na premiação do iHeartRadio. Além disso, o TikTok ajudou no impulsionamento da estética Goth, com mais de 10 bilhões de visualizações na hashtag.
Foto: Givenchy, We11 Done, TikTok, Balmain, Willow Smith (Reprodução)
Veja como o mini mood Gothcore pode ser o ponto de partida para incluir a estética gótica na sua coleção de Juvenil Inverno 23:
Os blusões são peças-chave para o Juvenil. Para uma aparência punk, explore o preto/branco e cinza e inclua estampas disruptivas, que aderem o aspecto ainda mais rebelde quando combinadas a recortes. Misture letterings e padronagens e, se optar por incluir cores, aposte em pequenos detalhes neon.
Foto: Dolce & Gabbana, Philosophy, Children of Discordance, Amiri (Reprodução)
A blusa segunda pele aparecerá com estampas underground para o Inverno 23. Referências a obras de arte, marmorizados atualizados em tons de cinza e colagens com caricaturas são alguns dos desenhos para inspirar a sua estampa. A mesma peça desenvolvida com material transparente em tons de preto, cinza ou azul marinho mas com leve brilho também funciona, ou ainda em chiffon estampado com fundo em preto.
Foto: Sixth Dimension, @asos, Heaven, Minga London, Ooh – Aah (Reprodução/Instagram)
As estampas retrô também trazem a mistura do punk dos anos 70 com referências artísticas do Pop Art, desenvolvidas em cores saturadas e desenhos cotidianos. Inove ao desenvolver as blusas skin com estampas retro memories, adicionando um novo efeito à transparência.
Foto: Urban Outfitters, The Ragged Priest, @editorialboutique, River Island (Reprodução/Instagram)
Os detalhes metalizados do mini mood ficam por conta do ilhós. Aposte no ilhós rotativo para uma peça bem preenchida, excelente para vestidos curtos e minissaias. Outra sugestão é atribuir um visual festa aos blusões, incluindo o aviamento e misturando à estampa. Para um produto mais clássico, aposte no contorno em ilhós. O mix das peças em couro e cirré com o ilhós torna o look ainda mais rebelde.
Foto: Dior, Palm Angels, Catchwalk, Sportmax, Dior (Reprodução)
O preto é a cor-chave do Gothcore e o black denim cumpre essa função para o Jeans. Invista em conjuntos de calça + jaqueta, que funcionarão tanto para o feminino, quanto para o masculino. Procure incluir o mix de lavanderias entre o preto e o estonado, em tons de cinza.
Foto: Calvin Klein, 47 Street, Dior (Reprodução)
O mini mood Gothcore dá continuidade ao sentimento transgressor, da vontade de se diferenciar, do segmento Juvenil. Lembre-se que é importante incluir a estética dark, mas dosar com modelagens e detalhes que ainda manterão o produto na categoria teen.