Foto: @bravekidofficial (Reprodução/Instagram)
Desenvolver a coleção com opções sustentáveis é cada vez mais necessário em todos os segmentos. Especialmente no Infantil onde tanto a Geração Alpha quanto seus pais Millennials priorizam a sustentabilidade como critério de escolha de um produto.
O processo de inclusão da matéria-prima sustentável na coleção deve partir do desenvolvimento, que precisa associar uma modelagem e visual que atenda ao comportamento do consumidor e que depois possa ser construída com o material sustentável. O contrário, isto é, partir do material e depois idealizar a peça, não é o melhor caminho já que pode comprometer a atualização da coleção. Além disso, as opções de materiais sustentáveis conseguem estar perfeitamente alinhadas em cores e texturas com as tendências da temporada, portanto podem compor praticamente qualquer ideia criativa.
Uma outra dica importante é que você estabeleça uma quantidade mínima de matérias-primas sustentáveis na coleção, e se comprometa a crescer este percentual para as próximas temporadas.
Veja aqui como estas peças do Infantil, que são chave para o Inverno 23, podem ser muito bem desenvolvidas em materiais sustentáveis.
Foto: Riva, Catchwalk, @andyandevankids, Piazza Italia, Gufo Kids (Reprodução/Instagram)
Macacão denim – com modelagem levemente solta, ajuste na cintura e perna jogger, este macacão pode ser feito de material com efeito denim como a sarja ou o chambray. Inclusive, o recorte com duas tonalidades de materiais é uma proposta que deixa o visual mais dinâmico.
Colete multi-pockets – é interessante que esta peça venha forrada, podendo ter os dois materiais, de dentro e de fora, sustentáveis e a peça permitir o uso dos dois lados. Os vários bolsos caracterizam e diferenciam este colete. Nos materiais, a sarja e o moletinho podem compor as duas faces.
Camp shirt – a modelagem de camisa mais estruturada, podendo ter patches de tema escoteiro ou acampamento, pode funcionar também como shacket, o que abre a possibilidade de ser em manga longa. Esta modelagem funciona muito bem nas bases de tons terrosos, como o caqui ou o verde militar.
Calça cenoura cargo – esta calça vem mais ajustada na base da perna, e pode ser construída tanto em moletom mais denso e com felpa, como em sarja. A inovação desta peça vem no punho mais largo e nas cordinhas diferenciadas.
Calça bolso 3D – os bolsos volumosos são o destaque desta calça que apresenta mais uma possibilidade de evolução da calça cargo, que tem sido tão comercial no Infantil. Detalhes em tape destacando o bolso são interessantes para incrementar o valor da peça. Para um bolso mais estruturado, o ideal é a sarja.
Abaixo, seguem materiais sustentáveis para compor estes desenvolvimentos e garantir a cota de sustentabilidade da sua próxima coleção. E ainda há a possibilidade de destacá-los com a etiqueta, descrevendo o processo de elaboração do material.