Home  »  InfantilMateriaisVerão 23   »   Pitti Bimbo 93: infantil com esperança e sustentabilidade

Pitti Bimbo 93: infantil com esperança e sustentabilidade

Publicado em 09/09/2021 por Betina Marinho
Fonte: AKAstudio-Collective, Laranjinha (Reprodução)

A Pitti Bimbo edição 93 marcou o retorno das feiras de moda presenciais na Europa. O Catchwalk esteve lá presencialmente, como uma das únicas plataformas de pesquisa brasileiras a cobrir a feira.

Vimos que desta vez, o tema da Feira que sempre transmite o zeitgeist, tinha a denominação “100% Bambino” e foi idealizado pelo designer gráfico Francesco Dondina.

A inspiração veio do número 100 que era o número da edição da Pitti Uomo, feira de moda masculina que aconteceu em paralelo à Pitti Bimbo. Várias alusões ao número foram feitas, inclusive na decoração da parte central da Forteza de Basso, onde acontece o evento, e que exibia cata-ventos com dois círculos que se completavam e formavam os dois zeros do número cem. Juntos, queriam figurar a união do físico com o digital.

Espaço dos Expositores

Nesta edição, os expositores estavam organizados em estandes todos com o mesmo tamanho e dispostos como em uma loja de departamentos. As araras de exposição eram todas iguais e a placa indicativa com o nome da marca era a mesma para todos. Visual mais clean e objetivo, bem diferente do das outras edições presenciais. Uma grande falta, acontecida por conta dos cuidados com a pandemia, foi a não existência dos empolgantes desfiles com crianças apresentando graciosamente as coleções e circulando pela Feira.

Fonte: AKAstudio-Collective (Reprodução)

Sustentabilidade em foco

Junto às programações e eventos da Pitti Bimbo, aconteceu o encontro “I want to be green” que discutiu a sustentabilidade na moda infantil, além de fornecer a lojistas e compradores a orientação e curadoria de Dimitra Zavakou, que os dirigia às escolhas sustentáveis e ao que mais se encaixava ao negócio de cada um.

Fonte: AKAstudio-Collective (Reprodução)

Praticamente todas as marcas tinham alguma ação sustentável em seus produtos ou em estratégias de vendas. Portanto, foi desde o uso de tinturaria natural, como fez a portuguesa Laranjinha, até a descrição com transparência de todos os processos do produto como a alemã Infanctium Victoria, além da criação de um sistema de troca de usados por novos aplicada pela francesa Petit Bateau, que também trouxe tags recheados de benefícios sustentáveis nas descrições. Outra forma de apresentar sustentabilidade foi na campanha da Infanctium Victoria que usou a modelo infantil plus size nas fotos conceito.

Fonte: Catchwalk, Infanctium Victoria (Reprodução)

A Pitti Bimbo 93 conseguiu trazer de forma atualizada temas que precisam ser ressaltados e discutidos: a esperança de novos tempos e a sustentabilidade para a continuidade do mercado.

Veja aqui como você pode colocar sustentabilidade em sua coleção infantil Verão 23 com estes materiais:


Catch the trend

Ecotransfer

Entre em contato com o fornecedor

Clique aqui

Semear

Entre em contato com o fornecedor

Clique aqui

Semear

Entre em contato com o fornecedor

Clique aqui

Semear

Entre em contato com o fornecedor

Clique aqui