Home  »  Infantil   »   Pitti Bimbo 96 – um inverno criativo e de exaltação à natureza

Pitti Bimbo 96 – um inverno criativo e de exaltação à natureza

Publicado em 12/04/2023 por Catchwalkers

Foto: AKAstudio-collective/Pitti Immagine (Reprodução)

A edição número 96 da feira de moda infantil Pitti Bimbo, recebeu 2.100 compradores de todo o mundo, que puderam ver as coleções de 230 expositores de vestuário, calçados e acessórios. Foi comentário geral entre os participantes que a feira, nesta edição, recuperou sua posição de liderança internacional. O desfile infantil da italiana Monnalisa conseguiu trazer de volta as emoções e experiências de um evento presencial.

Foto: Heads Production (Reprodução)

A feira foi dividida em 4 grandes espaços, como o 100% Bambino com os grandes e tradicionais players do mercado, o The Kid´s Lab com marcas de estéticas urbanas e esportivas, o Apartment com opções sustentáveis e autorais, além do The Nest com marcas novas estreando no mercado, cada um com sua proposta, mas todas com opções que atendem aos mais diversos estilos além de lançamentos inovadores. Contudo, as alternativas sustentáveis, conscientes da grande preocupação da Geração Alpha e dos Pais Millenials, foram unânimes.

Pitti Way, o tema criativo da Feira

Em todas as edições, e nesta não foi diferente, um tema criativo rege a feira. O objetivo do tema é alinhar compradores e visitantes sobre qual é a abordagem das marcas e como elas  se conectam com as tendências de comportamento. Na edição 96, o tema se chamou Pitti Way e teve como intenção fazer com que “em tempos difíceis, mas ao mesmo tempo muito criativos e de inovações, a feira Pitti Bimbo funcionará como uma bússola para se definirem novos rumos, se conceberem caminhos possíveis, e se considerar as escolhas, para em seguida recomeçar”,  como descreveu o diretor da feira Agostino Poletto.

Para caracterizar o tema, setas sinalizadoras das diversas cores e formatos decoravam os espaços da Forteza de Basso, onde a feira acontece. Além disso, podiam se ouvir áudios das crianças dizendo frases como: “por este caminho” e “este é o meu caminho”.

Foto: AKAstudio-collective/Pitti Immagine (Reprodução)

Editoriais atrativos

Dois espaços com a curadoria de Maria Giulia Pieroni, editora de moda e lifestyle do perfil @LaPieroni_, serviam de inspiração e conexão de compradores com os principais temas abordados nas marcas.

Um deles foi o My First Snow, que envolvia desde roupas para esquiar, como acessórios alusivos ao tema. Segundo Maria Giulia, “a primeira neve é ​​uma emoção que não vai ser esquecida – brincar com ela, dar os primeiros passos nos esportes de inverno, experimentar algo novo, cair, levantar, mergulhar nela.” Além do tema ski ser explorado neste espaço, foi também usado por marcas como a turca Vlasta, e a italiana Mc2 Saint Barth que criaram cenários próximos das estações de ski e a Monnalisa que trouxe nos detalhes em pelo e nos jacquards de tricots.

O outro editorial, com o nome de Cool School, teve como objetivo trazer materiais escolares criativos, coloridos e divertidos para tornar a volta às aulas mais atrativa e animada.

Foi destaque também na feira o lançamento da licença do jogador de futebol argentino trazida pela Vingino, que explorou a logomarca em diferentes peças para meninos e meninas.

Foto: AKAstudio-collective/Pitti Immagine (Reprodução)

A Natureza, o Realismo e a Criatividade destacados

Pela feira, foi possível perceber 3 grandes caminhos criativos entre os lançamentos das marcas, envolvendo desde modelagens, estampas cores e tecidos.

São eles:

Exaltação à Natureza: com superfícies texturizadas, muitos tons de verde e o estilo gorpcore traduzido em aviamentos e modelagens, a natureza parece tomar conta das peças para deixa-las ainda maios conectadas com os sentimentos do consumidor. Nas estampas, o espírito de exploração, as atividades ao ar livre e os bichinhos decoram blusões e vestidos. Marcas como Molo, Anja Schwerbrock e Dolce & Gabanna Kids exploraram bem o tema.

Foto: Anja Schwerbrock, EMC, Molo, Dolce & Gabanna Kids, Catchwalk (Reprodução)

Culto à imperfeição: destacando o que é mais profundo e verdadeiro, este tema envolve estampas com mensagens intelectuais, looks minimalistas e tons neutros, e peças intercambiáveis e versáteis. A valorização do ser humano, do fazer parte de uma geração e da cultura de povos antigos fez parte das decorações de peças. A marca American Vintage estreou na feira a sua linha infantil, e optou por looks minimalistas e sem gênero.

Foto: Please Kids, American Vintage, Ido,  Catchwalk (Reprodução)

Caos criativo: neste tema , a valorização da obra infantil, da arte de rua e do imaginário das crianças é expressado nas combinações de cores, nos detalhes e nas estampas. Tanto a marca belga AO 76, quanto a italiana Bickembergs fizeram uma colaboração com artistas que fizeram desenhos exclusivos e exploraram nas campanhas.  Uma abordagem do sonho digital, foi muito bem trabalhado pela marca Raspberry Plum e a marca Lia Lea incluiu modelagens volumosas e cores de impacto.

Foto: AO76, Bickkembergs, Lia Lea, Kooca Girls, Raspberry Plum,  Catchwalk (Reprodução)

No geral, percebeu-se uma profundidade nos discursos das marcas que estavam expondo na PItti Bimbo além de uma busca pela autenticidade, buscando propostas únicas e singulares para se diferenciarem no mercado.