Home  »  FemininoInfantilMasculinoVerão 23Verão 23Verão 23   »   Sentimentos do consumidor para o Verão 2023

Sentimentos do consumidor para o Verão 2023

Publicado em 09/09/2021 por Catchwalkers
Foto: Pangaia (Reprodução)

Para o verão 2022/2023, o consumidor, como forma de deixar a esperança prevalecer, buscará assumir o total controle de sua vida. Esta onda de otimismo desencadeará uma série de sentimentos que se tornam essenciais para empresas desenvolverem suas estratégias.

PARTILHAR

Os consumidores passaram a valorizar mais o contato físico com as pessoas e o compartilhamento de experiências aumentará.

Trabalhe a partilha na sua comunicação e incentive o reencontro de forma segura. De acordo com a Harris Poll, 75% dos americanos sentem falta de ver seus amigos e familiares. A Aperol Spritz lançou uma campanha para incentivar o reencontro e entregou um drink para cada dupla que se encontrava para compartilhar bons momentos.

Foto: Aperol Spritz (Reprodução)

EXTRAVASAR

Após um período de resguardo, as pessoas buscarão aproveitar a vida como se não houvesse amanhã. Em um estudo realizado pela Orbit Data Science, extravasar é o sentimento mais desejado pelos brasileiros para o período pós imunização.

Todos estão prontos e esperando para um recomeço. Portanto, a oportunidade de inovar e transmitir liberdade nas coleções é agora. A marca Neil Barrett utilizou o parque de diversões como cenário para transmitir otimismo e a alegria de sentir-se livre.

Foto: Neil Barrett, Max Mara (Reprodução)

SE ADAPTAR

O efeito que a economia circular causou nas pessoas e a sensação de estar pronto para o que der e vier, criou nos consumidores o desejo por peças com mais de um uso e um guarda-roupas mutante e sem sazonalidade.

“Quero uma roupa para usar de janeiro a janeiro, do trabalho à festa” Comentou nossa Cool Hunter Renata Borges.

Sendo assim, ensine o consumidor e o lojista a usarem o mesmo produto em diferentes ocasiões e sempre destacar as funcionalidades da peça.

Foto: Ehimetalor Akhere Unuabona

RESGATAR

 A vontade de retornar às origens e o desejo de saber de onde viemos, de onde são fabricados os produtos que usamos, traz à tona o sentimento de resgatar. As pessoas resgatarão não apenas as coisas boas de seus antepassados, como também valorizarão mais a sabedoria indígena e a medicina alternativa para acharem respostas.

O diretor criativo da Balmain, Olivier Rousteing, comenta que para sua coleção de verão a inspiração veio do Chifre da África, região da fonte de suas origens. Outro estilista que também utilizou este sentimento em sua coleção foi o Giorgio Armani, que voltou para onde tudo começou como forma de relembrar a essência da marca.

Foto: Balmain (Reprodução)

EVITAR PARA CURAR

A ansiedade e o estresse dobraram entre os adolescentes no período da pandemia e isso tem feito o consumidor repensar nas suas prioridades. A atitude de Simone Biles em evitar continuar nas Olimpíadas para curar sua saúde mental incentivou o mundo a fazer o mesmo.

O mercado Wellness vale $1.5 Trilhão e só tende a crescer. Em uma pesquisa realizada pela McKinsey, 79% dos respondentes consideram o wellness importante e 42% considera-o como prioridade. O consumidor tem refletido sobre o ritmo que leva a vida e é hora de pausar e curar.

Além de explorar peças fluidas, estampas terapêuticas e cores que reenergizam. Vá além e traga este assunto para seu público. A Marca Total Luxury Spa e Madhappy são ótimos exemplos de como trabalhar com este sentimento fora do produto.

Foto: Total Luxury Spa (Reprodução)

Trabalhe estes sentimentos em conjunto e explore em diferentes abordagens, seja produto, comunicação, produção do catálogo ou tags. Para facilitar, elabore um checklist e veja se está abordando todos eles na sua coleção, com isso você terá a certeza que os sentimentos do consumidor para o verão 2023 foram atingidos.