Todos os segmentos estão cada vez mais envolvidos com práticas sustentáveis. O lingerie, que é um produto de alto consumo, não poderia ser diferente. A geração dos Millenials, seguida pela geração Z, presta muita atenção nos produtos que adotam estas práticas em seus processos ou materiais.
Seja nos materiais utilizados, nas práticas de empoderamento feminino, ou nas campanhas de comunicação com corpos reais, o lingerie apresenta muitas possibilidades de abraçar a sustentabilidade.
A campanha mais recente da marca Boux Avenue se chama “Your shape, your style” (sua forma, seu estilo), reforçando ainda mais a questão dos corpos reais.
No Brasil, a marca Pantys desenvolveu uma tecnologia inovadora no mundo: a calcinha absorvente. Desta forma foi além das abordagens citadas acima e segue demonstrando preocupação com o lixo gerado pelos absorventes.
É interessante observar que muitas marcas querem deixar claro serem sustentáveis e confortáveis, ou sustentáveis e sensuais, como se um atributo excluísse o outro. Sendo assim, há uma oportunidade para se trabalhar de forma natural essa combinação.
Marcas como Olly, Pact e Knickey já utilizam o algodão orgânico, sinalizando a ação em seus sites e redes sociais.
Já a Etam desenvolveu um projeto chamado “We Care”, em que são utilizados materiais orgânicos, naturais e reciclados para desenvolver coleções, além de outros pilares que a marca também defende.
No Brasil há a cultura de combinar a renda com o material. Sua marca pode quebrar isso e inovar ressignificando o estoque e fazendo combinações que contrastem com a renda. Além disso, você pode utilizar detalhes de outras coleções, seguindo a mesma regra de contrastarem com o restante da peça.
Eis uma oportunidade para você designer, desenvolver uma coleção criativa com materiais e comunicação sustentáveis, usando este benefício como o elemento surpresa dos seus desenvolvimentos. Na maioria das vezes os materiais sustentáveis são aplicados em peças com visual mais básico e minimalista.
É também muito importante, suas peças terem tags sinalizadoras, de que as peças têm materiais ou processos sustentáveis.
Considere a sustentabilidade em seus desenvolvimentos de lingerie e eleve sua marca a outro patamar!