Home  »  BebêFemininoInfantilInverno 23Inverno 23Inverno 23Inverno 23Inverno 23JuvenilMasculino   »   Sentimentos do consumidor para o Inverno 23

Sentimentos do consumidor para o Inverno 23

Publicado em 04/05/2022 por Eduarda Bussarello

Foto: Adidas x Marimekko (Reprodução)

O Inverno 23 convidará o consumidor a olhar para si e refletir suas emoções, será uma estação em que o senso de comunidade estará mais aflorado e, claro, com toques de intensidade que continuará da estação que passou.

Veja como os sentimentos do consumidor irão refletir na sua coleção de Inverno 23:

UNIÃO

A vontade de estar junto presencialmente será predominante. E nesse sentimento, a união é um conceito muito profundo, significativo e percebido por todos. Uma das maiores representações da união é o abraço e o significado da proteção e cuidado que ele transmite.

A união pode ser percebida de diversas formas, seja em atividades de lazer, comunicação e com certeza na moda. Já podemos observar isto no segmento de turismo, pois de acordo com a Destination Analysts, a relação do consumidor com as viagens mudará. Mais viagens ocorrerão como uma forma de se conectar profundamente com amigos e família. Além disso, elas ocorrerão de forma mais sustentável e com uma consciência ambiental maior, dando foco principalmente para atividades ao ar livre.

O senso de comunidade une as pessoas com gostos parecidos, transformando-se em diferentes nichos que se protegem entre si. Nesse contexto, o ideal de “teen spirit”, o desejo de fazer coisas juntos e se defenderem, se estende por todos os segmentos.

Como marca, isso abre a possibilidade de você criar uma comunidade com consumidores para cocriarem produtos e gerar uma rede de apoio. Uma pesquisa realizada pela Nosto mostrou que 62% dos consumidores fariam parte de uma comunidade das marcas que eles compram para criar conteúdo.

 

Foto: Dsquared2 (Reprodução)

VIVER O MOMENTO

A sede de ser intenso e se divertir, de demonstrar a felicidade e mais explicitamente os seus sentimentos dominará o Inverno 23. O entusiasmo de experimentar coisas novas e a mistura do real e virtual despertará a criatividade.

A soma da intensidade do momento e a criatividade em alta, fará com que o consumidor se sinta livre para arriscar e misturar diferentes estilos e peças de roupas nunca imaginadas juntas. É o anseio de usar tudo de uma vez: brilho, volume, textura e cor.

Foto: Dsquared2, Street Style Paris, Dur Doux (Reprodução)

REFLEXÃO

O consumidor estará em um momento de reflexão para se reconectar com si mesmo. Isto é muito positivo para uma nação como o Brasil, onde os consumidores se encontram mais maduros no autoconhecimento e por isso consomem de forma mais consciente e convicta do porquê de suas escolhas.

O tema “Pitti Reflections”, da edição de inverno das feiras Pitti Bimbo e Pitti Uomo, já sinalizava que é hora de olhar para dentro de si. Para representar de forma física o sentimento, foram utilizados espelhos, que faziam com que as pessoas se enxergassem e, literalmente, refletissem sobre suas vidas.

A escritora Brené Brown, em uma palestra no evento de inovação SXSW, ao questionar quantas emoções os ouvintes eram capazes de citar, teve como resposta uma média de 5, enquanto a realidade mostra que existem mais de 30 emoções reconhecíveis. Se conhecer melhor permite entender os seus sentimentos de forma mais profunda. Ao dominar as próprias emoções, a conexão com si mesmo é fortalecida e o autoconhecimento se transforma em uma ferramenta para incrementar suas escolhas e melhorar a relação com os outros.

 

Foto: Pitti Imagine (Reprodução)

Dominar as tendências de sentimentos do consumidor para a próxima temporada é fundamental para desenvolvimentos certeiros e fortalecimento da marca junto a ele. Promova a discussão destes sentimentos com sua equipe e traduza-os em temas, produtos e comunicação atrelados ao seu DNA.